Suplementação com óleo de peixe melhora sensibilidade à insulina e inflamação no tecido hepático de camundongos

dc.contributor.advisorSouza, Claudio Teodoro de
dc.contributor.authorLuz, Gabrielle da
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2012-07-16T19:10:09Z
dc.date.available2012-07-16T19:10:09Z
dc.date.created2011
dc.date.issued2012-07-16
dc.descriptionMonografia apresentada à Diretoria de Pós-graduação, nível lato sensu, da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Nutrição Clínica.pt_BR
dc.description.abstractO aumento da prevalência de doenças crônicas, como obesidade e diabetes mellitus tipo 2 (DM-2) representa um grave problema de saúde publica em diversos países, inclusive no Brasil. O elo entre tais doenças é a resistência à insulina (RI). TEM SIDO proposto que a obesidade leva a uma quadro de inflamacao suclinica que resulta em ri. Apesar dos avanços das pesquisas nessa área, o conhecimento permanece limitado. Neste sentido, diversos estudos vêm investigando possíveis formas de tratamento e/ou prevenção. O consumo de óleo de peixe (fonte natural de ômega 3) tem sido apontado por muitos autores um importante fator para o tratamento das doenças associadas a RI. DESSA FORMA, O objetivo DO PRESENTE estudo foi avaliar os efeitos da suplementação de óleo de peixe sobre a ação da insulina e inflamação no tecido hepático de camundongos. Para isso, os camundongos foram suplementados com diferentes doses de óleo de peixe (1mg, 5mg, 10mg e 50 mg) ao dia, por 21 dias. Foi avaliada a glicemia de jejum no dia 0, 14 e 21º Estes resultados mostraram que a dose de 10mg ocasionou redução mais significativos na glicemia, no 14º e 21º dias.. Como a dose de 10mg mostrou ter melhores efeitos, essa dose foi utilizado nos demais experimentos. A partir de amostras de tecido hepático observamos que 10 mg de óleo de peixe, diminui a fosforilação de moléculas inflamatórias JNK e IKK e da expressão de NF-B no tecido hepático. Esta diminuição foi acompanhada do aumento da atividade de moléculas da via da insulina IR, IRS e Akt. Assim, os resultados sugerem que a suplementação com óleo de peixe pode reduzir inflamação, melhorando a resistência à insulina no tecido hepático.pt_BR
dc.identifier.urihttp://unesc.acessoacademico.com.br/handle/1/818
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectÓleo de peixept_BR
dc.subjectÁcidos graxos ômega-3pt_BR
dc.subjectResistência à insulinapt_BR
dc.subjectInflamaçãopt_BR
dc.titleSuplementação com óleo de peixe melhora sensibilidade à insulina e inflamação no tecido hepático de camundongospt_BR
dc.typeMonografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensupt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Gabrielle da Luz.pdf
Tamanho:
544.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Monografia

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
894 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: